O Escritório Regional do Sebrae/CE no Centro Sul realizou, nos meses de novembro e dezembro, no Centro de Assistência Social de Orós, quatro envolvendo temas como “Associativismo Empresarial”, “Formação do preço”, “Como aumentar as suas vendas” e “Atendimento com foco no cliente”
A Trilha de capacitações integra uma ação do Projeto de Desenvolvimento do Turismo na Região Centro Sul que busca o fortalecimento dos barqueiros e operadores de turismo de Orós, focando na dinamização dos ambientes de negócios dos pequenos empreendedores e empresários e estabelecendo adequações nos negócios para que se tornem mais competitivos.
Consolidada após várias reuniões de sensibilização com a analista do Sebrae/CE na Região, Pollyanna Quemel, e a agente de roteirização, Danúbia Pereira, a trilha de capacitações para os barqueiros e operadores foi consolidada a partir do entendimento do grupo da necessidade de expandir seus negócios.
Todas as capacitações tiveram o objetivo de preparar os participantes para atuar no turismo de forma mais coesa, profissional e atrativa. O grupo conheceu a importância de atender bem os clientes que vão ao município de Orós visitar o açude e contemplar o pôr do sol no monumento JK, que hoje é um produto turístico consolidado na Região, sendo esta consolidação resultados de ações do Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Orós.
As capacitações foram realizadas com a presença, além de barqueiros, dos operadores de turismo que trabalham com alimentação fora do lar. Todos os treinamentos tiveram o objetivo de deixar o grupo mais preparado para atuar no segmento turístico e informados sobre a importância de dinamizar os negócios locais, com foco no atendimento ao cliente, deixando seus produtos e serviços cada vez mais atrativos.
Como principais resultados das capacitações, o grupo destacou resultados como o fortalecimento de uma Associação, o desenvolvimento de várias competências, como liderança, o processo de precificação dos seus produtos e serviços, entendo como calcular custos e despesas, e conscientes da importância de uma boa apresentação, adequação e padronização do grupo para melhor atendimento.
Outro resultado relevante do processo de organização do grupo foi a participação da caravana para o Fórum de Turismo Destino Centro Sul, que fez com que todos entendessem a necessidade de fazer novas conexões e conhecer grupos dos demais municípios que, também, estão sendo trabalhados para o amadurecimento empresarial.
Via Agência Sebrae
Receba notícias direto no seu e-mail!