A Azul Linhas Aéreas anunciou que vai descontinuar os voos para Iguatu e outras cidades do interior do Ceará a partir de março deste ano. O comunicado foi informado com exclusividade ao jornalista Igor Pires, do Diário do Nordeste.
Segundo o comunicado da companhia aérea, a baixa ocupação dos voos e os altos custos operacionais foram os fatores que influenciaram na decisão da empresa. O trajeto de Iguatu para Fortaleza decola às segundas e sextas, às 15h25, e pousa na capital cearense às 16h45. O percurso é feito em uma aeronave Cessna Gran Caravan com capacidade para nove lugares.
O Ângulo realizou uma pesquisa rápida no site de vendas da Azul e constatou que uma passagem para o trecho na data de 24 de janeiro custa R$ 484,05, cerca de 4 vezes mais que o mesmo percurso realizado em ônibus rodoviário. Os valores oscilam para cima conforme a proximidade da data do voo, e para baixo quando adquiridos com antecedência superior a um mês.
Embora seja possível obter descontos com a compra antecipada, o custo elevado, comparado às alternativas rodoviárias, contribuiu para a baixa adesão ao serviço.
A empresa até chegou a realocar voos para outros dias e horários da semana, além de promover escalas em outras cidades para tentar encher a aeronave, mas a desconfiança da população com um avião pequeno e a má divulgação do trecho contribuíram para os índices ruins.
Segundo a Azul, benefícios oferecidos pelo governo estadual e ajustes operacionais foram tentativas de viabilizar os voos. No entanto, o cenário econômico atual agravou os desafios de sustentabilidade. “O estado deu os benefícios, a Azul buscou melhorar o serviço, mas não se tornou algo sustentável”, informou a companhia em comunicado.
Porém, a Azul informou que trata a paralisação dos voos como uma “suspensão” e que pode reavaliar a decisão no futuro.