O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) pode estar prestes a deixar o Partido Democrático Trabalhista (PDT), de acordo com informações divulgadas pela CNN Brasil. A possibilidade de saída de Ciro surge em meio a negociações entre o PDT e outros partidos para a formação de uma federação partidária, visando as eleições de 2026.
Nos últimos dias, surgiram informações de que o PDT, buscando garantir sua presença na Câmara dos Deputados e superar a cláusula de barreira, iniciou diálogos sobre a criação de uma federação com o PSB, partido do irmão de Ciro, Cid Gomes, que deixou o PDT em 2022 após desentendimentos públicos com Ciro. O PSB, que tem o vice-presidente Geraldo Alckmin como um de seus principais nomes, aprovou a abertura de negociações com o PDT para uma possível união.
✅ Siga o canal do Ângulo no WhatsApp.
A formação dessa federação, no entanto, poderia resultar na saída de Ciro Gomes, que integra o PDT desde 2015. O movimento gerou especulações sobre o futuro político de Ciro, que teria de voltar a atuar no mesmo partido que seu irmão, Cid Gomes, com quem não fala desde 2022.
A situação no PDT tornou-se ainda mais complexa após as eleições de 2022, que deixaram o partido dividido. De um lado, estão os apoiadores de Ciro Gomes e Roberto Cláudio, e do outro, uma ala mais à esquerda, que se aproxima do ex-presidente Lula. Essa ala, inclusive, questiona o protagonismo de Ciro no partido, atribuindo a ele a responsabilidade pelas derrotas eleitorais do PDT no Governo do Ceará e na prefeitura de Fortaleza.
Se as negociações entre o PDT e o PSB forem bem-sucedidas, o cenário pode se tornar insustentável para Ciro Gomes dentro do partido, considerando que o PSB é um aliado próximo do PT no Ceará, partido ao qual Ciro fez duras críticas durante as últimas campanhas eleitorais. Além disso, Cid Gomes, agora com grande influência no PSB, não mantém diálogo com Ciro desde a ruptura em 2022.
Diante desse cenário, a migração de Ciro para o PSDB pode ser uma solução viável, já que o partido possui uma linha de atuação que Ciro poderia se alinhar, além de contar com antigos aliados, como o senador Tasso Jereissati, com quem Ciro mantém uma relação de longa data. A saída de Ciro, se ocorrer, marcará uma reconfiguração no cenário político cearense e nacional, com potencial impacto nas eleições de 2026.
Leia também: