A SpaceX e a Agência Espacial Americana (NASA) estão nos ajustes finais para o lançamento da missão Crew-11, que levará quatro astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) no dia 31 de julho. A decolagem acontecerá a partir da plataforma LC-39A, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
A bordo da cápsula Crew Dragon, acoplada a um foguete Falcon 9, estarão os astronautas da NASA Zena Cardman e Mike Fincke, o astronauta japonês Kimiya Yui e o cosmonauta russo Oleg Platonov. Esta será a primeira viagem ao espaço para Cardman e Platonov, a segunda para Yui e a quarta missão de Fincke.
A Crew-11 é a 11ª missão operacional de troca de tripulação realizada pela SpaceX em parceria com a NASA, dentro do programa Commercial Crew, que visa ampliar o transporte humano ao espaço utilizando empresas privadas.
Os tripulantes permanecerão por pelo menos seis meses na ISS, período durante o qual realizarão pesquisas científicas em microgravidade, manutenção de equipamentos e, possivelmente, caminhadas espaciais do lado externo da estação.
Como assistir ao lançamento da missão CREW-11
O lançamento está previsto para acontecer às 13h09 (horário de Brasília) do dia 31 de julho. A cobertura ao vivo começará algumas horas antes e poderá ser acompanhada:
- Pelo site oficial da SpaceX;
- No canal da NASA TV;
- Redes sociais da NASA e SpaceX, incluindo transmissões ao vivo no X (antigo Twitter).
É importante lembrar que condições climáticas adversas ou problemas técnicos podem adiar a missão. As atualizações serão divulgadas nos canais oficiais das agências.
Veja mais na categoria Ciência.