O governador Elmano de Freitas reuniu, acompanhado pela vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, todos os secretários de Estado para fazer um balanço do 1° semestre do governo e traçar metas para os próximos cinco meses. A reunião aconteceu em duas partes: a primeira, nessa sexta-feira (28) e a segunda neste sábado (29).
“Eu tenho uma avaliação muito positiva a partir do que nós encontramos, com a diminuição de receita do Estado, em virtude da mudança da lei do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no ano passado. Temos, em torno de R$ 2 bilhões a menos, o que torna o início do nosso governo um pouco diferente. No entanto, não impediu que pudéssemos organizar as contas do Estado”, avaliou Elmano de Freitas.
Apesar do déficit na receita do Estado, o chefe do Executivo cearense pontuou algumas ações positivas realizadas nos primeiros sete meses de 2023: chamamento de 800 professores para a Rede Estadual de Ensino; o Ceará passou de 60% para 70% de escolas em tempo integral; garantia do pagamento dos precatórios do Fundef para os professores; a implantação do Mutirão de Cirurgias Eletivas; recursos do Governo Federal para a saúde cearense e para mais três Casas da Mulher Brasileira no Ceará; além do início da campanha Ceará Sem Fome.
“Estamos comprometidos de que aquilo que nós dissemos iríamos fazer se fossemos eleitos, é esse o nosso dever principal”, afirmou Elmano de Freitas.
Leia também:
Governo do Estado anuncia implantação de tratamento de câncer em Iguatu
Importância do encontro
A vice-governadora Jade Romero, fez questão de destacar a importância desse momento, principalmente no âmbito de planejamento. “Quero destacar a importância do planejamento, desse momento de reunir o secretariado para fortalecer o diálogo, para assim traçarmos as nossas metas. O planejamento é fundamental para a aplicação de recursos de forma eficiente, para aumentar a transversalidade e intersetorialidade das políticas públicas. Para assim ter uma política pública eficiente que atenda a população”, explicou a vice-governadora.
“Como balanço, a gente pode destacar para a população dois pontos. O primeiro é o Pacto por um Ceará Sem Fome, que já estamos entregando a segunda parcela de R$ 300 para as famílias mais vulneráveis do Estado e segundo, a redução drástica das filas de cirurgias eletivas ainda neste primeiro semestre. Fora isso, o Ceará não para, temos diariamente entregas de equipamentos públicos, recuperações de estradas e outras ações”, destacou.
Com informações do Governo do Ceará.