Compacto e Veloz: Essas parecem duas palavras com uma sinergia difícil, ainda mais se tratando de armazenamento digital.
Embora SSDs tradicionais sejam rápidos, não são pequenos. E embora MicroSDs sejam pequenos, não são rápidos.
Agora, imagine uma tecnologia capaz de unir o melhor dos dois mundos: desempenho elevado e dimensões extremamente reduzidas, ou seja, a velocidade e desempenho de um SSD Tradicional e o tamanho compacto de um MicroSD?
Foi exatamente neste contexto que a Biwin, empresa chinesa com tradição em soluções de memória flash, fez exatamente isso: apresentou o Mini SSD, um drive tão diminuto quanto poderoso.
O SSD Ultracompacto é voltado para dispositivos móveis, edge computing e até gadgets portáteis. Sua estreia foi feita em eventos como o Embedded World 2025 e CES 2025. Confira:
Mini SSD: Design inovador e ultra compacto
O novo modelo chamado de “Mini SSD” chega a ser apenas um pouco maior que um MicroSD, possuindo incríveis 15×17×1,4 mm de espessura.
Apesar disso, oferece velocidades máximas de leitura sequencial de 3.700 megabytes por segundo (ou 3.400 MB/s de gravação) em uma conexão PCIe 4x2 e oferece capacidades de 512 GB, 1 TB e 2 TB, um desempenho digno dos modelos M.2 convencionais.
Em comparação o microSD Express alcança apenas cerca de 985 MB/s, e o SD Express tradicional até 3.940 MB/s, mas claro, com dimensões bem maiores.
Durabilidade e confiabilidade
As inovações não ficam apenas no tamanho e velocidade, o dispositivo possui slot dedicado com bandeja e pino ejetor, assim como as tradicionais bandejas de chip e cartão de memória dos smartphones.
Adicionalmente, a empresa afirma ter certificação IP68 contra poeira e água, além de resistir a quedas de até 3 metros.
Segundo a empresa declarou, a ideia é criar uma solução versátil:
O objetivo é permitir que o usuário amplie ou substitua o armazenamento com a mesma facilidade com que troca um chip de telefone
Além disso há a inclusão de “Recursos de firmware”, que incluem: SLC cache dinâmico, wear leveling, TRIM, coleta de lixo e gestão térmica avançada.
Com a adoção da embalagem LGA, a Biwin concentrou o controlador e a memória NAND em um único módulo mínimo, abrindo espaço dentro dos dispositivos para baterias maiores, componentes de IA e até módulos térmicos otimizados.
Continue lendo:
Qual a diferença entre SSD comum e NVMe?
Galaxy S25 FE: vazamento revela visual, cores e estilo refinado
TikTok atualiza diretrizes: criadores e estabelece novas regras; veja o que muda
O Mini SSD será o novo padrão do mercado?
Admiravelmente, dois portáteis gamers chineses de ponta já parecem ter se tornado clientes.
Durante a ChinaJoy 2025, dois equipamentos confirmaram suporte ao novo SSD: o GPD Win 5, um console portátil com bateria de alta capacidade, e o OneXPlayer Super X, híbrido de tablet e notebook.
Apesar disso, a adesão do mercado ao dispositivo para torná-lo “padrão” ainda é incerta e depende de outros fabricantes para que realmente se consolide como um padrão.
Ainda assim, a Biwin busca ampliar o ecossistema, fomentando parcerias e padronização com fabricantes de terminais e dispositivos inteligentes.
Expectativa e próximos passos
Infelizmente, ainda não há quaisquer informações sobre preço ou lançamento global.
Caso o novo Mini SSD transforme-se em padrão, é provável que eles comecem a aparecer próxima geração de dispositivos, onde o armazenamento deixará de ser “gargalo” e passará a ser um aliado.