O Hospital Regional do Cariri (HRC) iniciou a realização de neurocirurgias de alta complexidade, ampliando os serviços de saúde na região. Essa nova capacidade foi fundamental para dois pacientes que precisaram de intervenções urgentes.
Antônia Nascimento, de 75 anos, foi a primeira paciente a passar por uma cirurgia para a remoção de um tumor cerebral no HRC. A aposentada deu entrada na unidade com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), como dor de cabeça, perda de força no lado direito do corpo e dificuldade para caminhar. Após a realização de exames, a equipe médica diagnosticou a existência de dois tumores cerebrais. Diante da piora no quadro clínico, foi necessário realizar a cirurgia com urgência. O procedimento, realizado no dia 2 de outubro, foi bem-sucedido, e dona Antônia já se recupera em casa, no município do Crato.
Sua filha, Ângela Maria do Nascimento, expressou o alívio da família após o sucesso da cirurgia. “Toda a família ficou muito realizada. Ficamos preocupados, mas depois veio a felicidade. Hoje ela está bem, graças a Deus”, contou.
O neurocirurgião Cícero Lima, coordenador do serviço de neurocirurgia no HRC, ressaltou a importância de realizar esse tipo de procedimento na própria unidade. “Vai diminuir a espera por procedimento cirúrgico desses pacientes com tumores cerebrais que chegam à urgência, pois não vão necessitar aguardar a transferência para outro serviço. Muitos pacientes têm diagnóstico de tumores cerebrais metastáticos, além de tumores primários encefálicos de prognóstico ruim, os quais precisam ser operados o mais rapidamente possível para ter um diagnóstico e, consequentemente, iniciar as terapias adjuvantes, como rádio e quimioterapia”, afirmou.

O Hospital Regional do Cariri também começou a realizar cirurgias para tratar doenças degenerativas da coluna vertebral. Francisco Mikael Macêdo, de 26 anos, atendente de telemarketing, foi submetido a uma microcirurgia para tratar uma hérnia discal lombar no dia 7 de outubro. O jovem chegou ao HRC com fortes dores nas costas, que o impediam de caminhar. A cirurgia durou cerca de duas horas, e Mikael recebeu alta no dia seguinte.
✅ Siga o canal do Ângulo no WhatsApp.
“O paciente tinha uma dor lombar incapacitante que não melhorava com tratamento conservador. A ressonância magnética da coluna evidenciou volumosa hérnia discal lombar, causando dificuldade para urinar e dormência na perna esquerda. Resolvemos realizar o procedimento neurocirúrgico e, consequentemente, devolvemos a qualidade de vida dele. Iremos fazer o acompanhamento ambulatorial para observarmos a evolução e reabilitação pós-cirúrgica”, explicou Cícero Lima.
Agora em recuperação, Mikael expressou sua alegria e esperança em voltar às atividades cotidianas. “Agora eu estou bem, não estou sentindo mais essa dor. Estou animado para voltar logo a jogar futsal, sou goleiro. Estou pensando só na recuperação mesmo, para ficar bem”, disse.
Com a expansão do serviço de neurocirurgia no HRC, a região do Cariri deu mais um avanço no atendimento de alta complexidade no interior do Ceará, beneficiando a população da região e reduzindo a necessidade de transferências para outras unidades de saúde, como Fortaleza.
Leia também: