O Hospital Regional do Centro-Sul e Vale do Salgado (HRCV), que será construído em Iguatu, contará com 247 leitos de internação e receberá um investimento de mais de R$ 40 milhões, confirmou a secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho.
A nova unidade será a maior da rede pública estadual em termos de área e atenderá 17 municípios da região Centro-Sul e Vale do Salgado.
O hospital oferecerá serviços de Urgência e Emergência em Traumato-ortopedia, Pediatria, Obstetrícia e Cirurgia Geral, ampliando o atendimento de média e alta complexidade. A gestão ficará a cargo do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), responsável por outros equipamentos hospitalares do estado.
Somado a isso, o complexo hospitalar em Iguatu também deve contar com um polo de imagem com serviços de endoscopia alta e colonoscopia, ultrassonografia, radiografia, ressonância magnética, tomografia e raio-x para auxiliar diagnósticos mais rapidamente.
Em setembro de 2024, durante a campanha eleitoral, o governador Elmano de Freitas esteve em Iguatu para anunciar a desapropriação do terreno onde o hospital será construído, localizado ao lado do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), um ponto estratégico na cidade.
Nesta semana, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Fortaleza para a inauguração do Hospital Universitário do Ceará, Elmano confirmou que o projeto do HRCV está em fase final e será encaminhado para licitação nos próximos dias.
Leia mais:
Ampliação da rede estadual de saúde
Além da construção de novas unidades hospitalares, a secretária de Saúde destacou os esforços do governo na modernização da rede já existente. Como exemplo, citou o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que recentemente reformulou o serviço de endoscopia e recebeu um novo aparelho de tomografia.
“Nossa intenção é estruturar os hospitais com modernização, pois a tecnologia avança rapidamente. Precisamos acompanhar essa evolução e aplicá-la em todas as unidades”, afirmou Tânia Coelho.