A Microsoft anunciou na última quinta-feira (7), a integração do recém-lançado GPT-5, modelo mais avançado desenvolvido pela OpenAI, em seus principais produtos, incluindo Microsoft Copilot, GitHub, Microsoft 365 e Azure AI Foundry. O sistema, treinado na infraestrutura do Azure, combina raciocínio aprimorado e maior velocidade de resposta, com seleção automática do modelo mais adequado para cada tarefa.
Com essa atualização, a experiência no Microsoft 365 Copilot deve se tornar muito mais fluida. O GPT-5 promete compreender contextos complexos de forma mais eficiente, manter a coerência em interações prolongadas e interpretar documentos, e-mails e arquivos com precisão aprimorada. Essa evolução facilita desde a elaboração de relatórios corporativos até a análise de grandes volumes de informações.
Já no Microsoft Copilot, a novidade é a chegada do modo Smart, que oferece acesso ao GPT-5 sem custo adicional. Esse recurso estará disponível na web e em aplicativos para Windows, Mac, Android e iOS, tornando a tecnologia mais acessível para usuários em diferentes plataformas.
Leia mais:
A integração também beneficia desenvolvedores. No GitHub Copilot e no Visual Studio Code, o GPT-5 poderá auxiliar na escrita e otimização de códigos, como também na realização de testes, implementação de projetos e criação de agentes inteligentes diretamente no editor.
No ambiente corporativo, o Azure AI Foundry passa a contar com o GPT-5 junto a ferramentas avançadas de segurança. Entre os novos recursos está um roteador inteligente, capaz de direcionar solicitações para o modelo mais apropriado conforme a complexidade e o custo de cada demanda.
De acordo com a Microsoft, o novo modelo passou por uma das avaliações de segurança mais rigorosas já conduzidas pelo Red Team de IA da empresa. O GPT-5 obteve desempenho de destaque na resistência a ameaças como criação de malware, automação de fraudes e uso indevido em larga escala.