Home IA OpenAI se prepara para produzir seus próprios chips de IA a partir do próximo ano
IAÚltimas

OpenAI se prepara para produzir seus próprios chips de IA a partir do próximo ano

A decisão da OpenAI de produzir seus próprios chips não é surpreendente, considerando os desafios enfrentados pela indústria de IA.

Ciompartilhar
CEO do CHAT GPT Sam Altman
Justin Sullivan via Getty Images
Ciompartilhar

A OpenAI está se preparando para produzir os seus pròprios chips de IA a partir do próximo ano. O movimento da gigante de tecnologia, entretanto, não está relacionado à comercialização desses chips, mas em aumentar a infraestrutura tecnológica.

Segundo fontes ouvidas pelo Finantial Times, a OpenAI quer aumentar sua infraestrutura computacional para poder avançar no aperfeiçoamento do ChatGPT, que acabou de lançar uma nova versão. Ainda de acordo com relatos, a dona da IA generativa quer reduzir a dependência de chips produzidos pela NVIDIA.

Leia mais:

Para poder suprir a necessidade de chips, a OpenAI teria, supostamente, firmado uma parceria com a fabricante norte-americana de semicondutores Broadcom. O CEO da companhia, inclusive, anunciou recentemente que tem um novo cliente que fez incríveis US$ 10 bilhões em pedidos. Apesar de não ter divulgado o nome do novo parceiro, acredita-se ser a OpenAI.

Há algumas semanas, o CEO da Open AI, Sam Altman, reconheceu os erros no lançamento do ChatGPT-5 e disse que a empresa precisa de trilhões de dólares em investimentos para conseguir dar conta do alto fluxo de informações e acessos.

Decisão estratégica da OpenAI pode levar outras empresas a fazerem o mesmo

A decisão da OpenAI de produzir seus próprios chips não é surpreendente, considerando os desafios enfrentados pela indústria de IA. Em 2023, Altman já havia apontado a escassez de GPUs como um fator limitante para a velocidade e confiabilidade da API da empresa. A alta demanda por GPUs, impulsionada tanto por aplicações de IA quanto por gaming, combinada com gargalos na cadeia de suprimentos global de semicondutores, tem levado a uma crise de escassez e aumento de custos.

Essa movimentação também pode incentivar outras empresas de IA a seguir o mesmo caminho, intensificando a corrida por chips personalizados para IA. Embora a NVIDIA continue sendo a maior força dominante, a concorrência crescente de players como OpenAI e Meta, que estão investindo em suas próprias soluções, pode levar a um cenário mais diversificado e inovador no longo prazo. A escassez de GPUs, que tem sido um gargalo para o avanço da IA, pode ser aliviada à medida que mais empresas desenvolvem suas próprias soluções de hardware.

Fonteengadget
Ciompartilhar
Conteúdo relacionado
O que são jogos cooperativos?
GamesÚltimas

O que são jogos cooperativos? Veja a definição e exemplos

No universo dos jogos, a competição sempre foi a tônica principal. Vencer...

Jovem se candidata a cargo de CEO da OpenAI e carta de rejeição viraliza
Últimas

Jovem se candidata a cargo de CEO da OpenAI e carta de rejeição viraliza

Um caso curioso movimentou o LinkedIn nos últimos dias. O usuário Ömer...