A nova inteligência artificial do Google – Veo 3 – está movimentando a internet e, curiosamente, não é por facilitar tarefas do dia a dia, mas por produzir os vídeos mais estranhos (e viciantes) que o TikTok e qualquer outra rede social já viu.
Lançada no final de 2024, a Veo, ferramenta de geração de vídeos por IA desenvolvida pelo Google DeepMind, permite criar cenas completas e realistas a partir de simples comandos de texto. E o resultado disso? Uma enxurrada de vídeos que misturam humor, caos, estética surreal e criatividade sem limites.
O que é o Veo 3 e como ele funciona?
O Veo 3 foi lançado pela equipe do Google DeepMind, durante o Google I/O 2025, conferência da companhia para desenvolvedores. O Veo 3, motor da plataforma Flow, é capaz de criar vídeos hiper-realista a partir de simples descrições de texto.
Os vídeos possuem qualidade completa (até 1080p), com áudio sincronizado, permitindo até a produção de cenas com atores, personagens personalizados, expressões faciais, trilhas sonoras e ambientes diversos.
Conforme mencionado antes, o Veo 3 serve como um “motor” da plataforma Flow, onde o conteúdo é realmente gerado.
Basta alguns simples comandos de texto e a IA entrega um vídeo totalmente inédito, que parece ter saído de um sonho esquisito ou de um comercial de TV dos anos 2000.
A ferramenta tem sido uma verdadeira febre: Desde o início do mês, muita gente tem usado a ferramenta para criar vídeos “bobos” que se espalham rápido nas redes, principalmente o TikTok.
Um dos exemplos mais famosos é o da “Marisa Maiô”, uma apresentadora fictícia de humor ácido que, mesmo criada por IA, já apareceu fazendo publicidade para marcas reais, e inclusive, foi homenageada por atores e programas de televisão.

Por que os vídeos feitos no Veo 3 viralizaram tanto?
O objetivo original da ferramenta era expandir o uso da IA em cinema, publicidade e educação. Mas foi no TikTok que ela encontrou um novo lar — e um novo propósito: virar meme.
Com uma interface simples e resultados visuais impressionantes, a IA conquistou influenciadores e criadores em busca de um destaque, em meio ao mar de conteúdos da plataforma.
No TikTok, a tag #AIVideo já ultrapassa 1,2 bilhão de visualizações, e vídeos criados com o Veo costumam ter altos índices de compartilhamento e comentários.
Apesar de tanto engajamento, não existe almoço grátis! O acesso é pago e está disponível no plano Google AI, a partir de R$ 96,99 por mês, podendo chegar até a R$ 1.209,90 mensais no plano mais avançado.
Não há um motivo concreto do porquê o TikTok foi inundado por vídeos feitos com o Veo. Um dos motivos pode ser a oferta de 15 meses grátis do Google AI, que inclui o Veo 3, para estudantes universitários no Brasil.
Além disso, o algoritmo da rede adora o incomum. Cenas bizarras geradas pela IA — como “um porco filósofo andando de moto” — chamam a atenção pelo absurdo e geram engajamento imediato.
“Esse novo modelo do Google se destaca por produzir cenas hiper-realistas com áudio sincronizado, algo bem complexo de fazer”, explica Cleber Zanchettin, especialista em IA e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Leia Também:
Os 7 melhores celulares de até R$ 3.000 em 2025
Uma nova estética do absurdo?
O sucesso do Veo alimenta o que especialistas já chamam de “estética AI-surreal”: um estilo visual onde o real e o estranho se fundem. É como assistir a um filme de David Lynch feito por um computador — tudo parece certo à primeira vista, mas logo se percebe que há algo desajustado ali.
Contudo, essa estética não é só engraçada: ela também gera reflexões. O que é real? Até que ponto a tecnologia pode substituir a criatividade humana? E se a bizarrice for, na verdade, um novo tipo de arte?
O futuro do conteúdo viral?
A tendência mostra que as IAs generativas estão moldando não apenas como um conteúdo é produzido, mas também o que viraliza. Se antes era preciso câmeras, atores e edição, agora basta uma ideia — quanto mais absurda, melhor.
E o Google, mesmo sem ter planejado isso, acabou entregando para o TikTok uma das ferramentas mais poderosas e bizarras de 2025.
O que explica o sucesso do Veo 3?
O que torna o Veo 3 diferente de outros geradores de vídeo é o nível de controle oferecido. A tecnologia do Google permite criar sequências de cenas conectadas, manter personagens ao longo da narrativa e definir ângulos, enquadramentos e até os diálogos. Tudo isso apenas com simples comandos de texto.
Conforme mostrado antes, os vídeos que mais viralizam tendem a explorar o equilíbrio entre o realismo e o absurdo, e isso é um prato cheio para a criatividade das mídias sociais.
Tanto poder gera preocupações…
Mesmo com tantas qualidades e inovações, diversas pessoas questionaram nas redes sociais, sobre como a big tech alimenta o banco de dados dessas criações. Já outros, alertaram para o risco de impacto no mercado audiovisual profissional.
“Quantos bilhões de dólares em propriedades de outras pessoas você roubou para que isso acontecesse?”, perguntou uma pessoa ao Google. “Uau… qualquer um pode ser um cineasta agora”, ironizou outra.
“Tecnologias como o Veo 3 precisam ter aprendido praticamente o mundo inteiro em vídeo. Mas, não fica claro como foi o licenciamento dos dados usados em seu treinamento, sua representatividade, estereótipos e transparência”, diz Cleber Zanchettin.
Algumas fontes, como o canal norte-americano CNBC, revelou a informação bombástica de que o Google tem usado vídeos publicados no YouTube para treinar seus modelos de inteligência artificial
Segundo a emissora, o Google afirmou confiar em seu acervo do YouTube para esse tipo de treinamento. A empresa disse ainda que utiliza apenas um “subconjunto de vídeos” e que tem acordos com criadores de conteúdo e empresas de mídia para esse uso.
Em suma, a preocupação também se estende a outras empresas. A OpenAI, por exemplo, foi alvo de críticas de diversos atores, cineastas e músicos, o qual acusaram a companhia de tentar “enfraquecer ou eliminar” proteções de direitos autorais para treinar seus sistemas de inteligência artificial.
Nota do Google sobre o Veo 3
“Acreditamos que a IA tem um grande potencial para possibilitar novas formas de criatividade, democratizar a produção criativa e ajudar as pessoas a expressarem suas visões artísticas.
Nossas políticas restringem o uso de nossos modelos para atividades sexualmente explícitas, violentas, odiosas ou prejudiciais, como discurso de ódio ou bullying, e para desinformação, deturpação ou atividades enganosas, incluindo fraudes, golpes ou outras ações enganosas como a falsificação de identidade, entre outras.
É importante ainda que as pessoas possam saber a origem do conteúdo online. Nossa tecnologia SynthID insere marcas d’água digital em todos conteúdos gerados por modelos de IA generativa do Google. Também adicionamos uma marca d’água visível a todos os vídeos gerados por Veo 3.
Os modelos de linguagem fundamentais do Google são treinados principalmente em dados disponíveis publicamente na web aberta.
Além disso, Veo é treinado em pareamentos de vídeo descrição de alta qualidade. Pareamentos de vídeo descrição são um vídeo e a descrição associada do que acontece nesse vídeo”.