As marcas chinesas de smartphones estão cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros. Recentemente, foi a vez da Realme superar a Apple e se tornar a quarta maior marca em vendas de aparelhos no Brasil, segundo um relatório da Canalys.
De acordo com o levantamento, a marca chinesa ultrapassou a Apple no mercado nacional ao atingir 7% de participação, contra 5% da empresa da maçã no primeiro trimestre deste ano. O crescimento acelerado da Realme foi observado principalmente em aparelhos de entrada.
A Canalys apontou que o mercado de smartphones no Brasil respondeu por 28% das vendas na América Latina, sendo o único entre os cinco principais mercados da região a apresentar crescimento ano a ano no primeiro semestre.
Polarização ainda reina
Apesar do crescimento expressivo das fabricantes chinesas no Brasil, o mercado nacional continua dominado pelos aparelhos da Samsung. A marca sul-coreana é a principal fabricante de celulares no país e mantém a liderança nos segmentos premium e topo de linha.
A Apple, embora tenha participação discreta no ranking geral de vendas, continua forte no segmento de aparelhos topo de linha, seu principal público-alvo.
A Samsung permanece consolidada com 43% de participação, representando quase metade do mercado brasileiro de celulares. Estima-se que o país tenha quase dois aparelhos por habitante. Em seguida, aparece a Motorola (23%), que abocanha outra grande fatia do mercado. A marca é reconhecida pela linha Moto G, que faz sucesso entre os consumidores intermediários.
Na terceira colocação está a Xiaomi, gigante chinesa que retornou ao Brasil há pouco mais de três anos, em parceria com montadoras locais.
Veja as 5 marcas que mais venderam aparelhos no Brasil no primeiro trimestre:
- Samsung: 43%
- Motorola: 23%
- Xiaomi: 15%
- Realme: 7%
- Apple: 5%
Leave a comment