O prefeito eleito de Iguatu, Roberto Filho (PSDB), manifestou solidariedade aos servidores municipais que estão em greve devido aos atrasos salariais e do 13º salário. Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Roberto Filho garantiu que, uma vez empossado, sua prioridade será regularizar a situação financeira dos trabalhadores.
“É compromisso meu que, entre janeiro e fevereiro, nós vamos sim resolver a questão do décimo terceiro, se tiver atrasado”, afirmou o próximo gestor, reforçando sua intenção de colocar as contas municipais em ordem logo no início de sua gestão.
Segundo Roberto Filho, a equipe de transição já havia enviado um ofício à atual gestão municipal no início de dezembro para obter esclarecimentos sobre o pagamento do salário de novembro e o 13º. Entretanto, a solicitação não obteve resposta, dificultando o planejamento para a nova administração.
A situação se agravou na última sexta-feira (20), quando as contas municipais sofreram mais um bloqueio judicial relacionado a precatórios. Em nota, a Prefeitura de Iguatu justificou os atrasos salariais devido à impossibilidade de movimentações financeiras, apontando o bloqueio como o principal impedimento para honrar os compromissos com os servidores.
Na segunda-feira (23), servidores municipais, incluindo contratados em atraso desde novembro, realizaram um protesto nas ruas de Iguatu para cobrar uma solução imediata. Até o momento, não há perspectiva de que os pagamentos atrasados sejam regularizados antes do final do ano, aumentando a insatisfação entre os trabalhadores.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram