Na noite da última quinta-feira (4) o empresário e político iguatuense José de Sá Vilarouca se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O evento contou com a presença do deputado Marcos Sobreira e do senador Cid Gomes (PSB).
Nos últimos dias Sá Vilarouca solicitou sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT) após 37 anos na sigla petista. Vilarouca teve sua pré-candidatura à prefeitura de Iguatu negada pelo diretório estadual do PT.
Na cerimônia ocorrida no Medeiros Buffet, em Iguatu, o empresário reuniu simpatizantes e pré-candidatos ao cargo de vereador pelo PSB, em 2024. Durante coletiva de imprensa, o político fez questão de deixar claro que vai continuar com o seu projeto intitulado “Iguatu Tem Jeito.”
Nesta ocasião também estiveram outras lideranças regionais e estaduais, como o Senador Cid Gomes que falou à imprensa local sobre o momento político do partido na região e a conjuntura política de seu grupo, liderado pelo deputado estadual Marcos Sobreira em Iguatu.
Cid evitou falar sobre o impasse da candidatura do PT à prefeitura de Fortaleza e do rompimento com seu irmão Ciro Gomes (PDT).
Perguntado sobre a viabilidade da candidatura de Sá Vilarouca em Iguatu e o ambiente político vivido pela cidade nos últimos meses, o ex-governador disse que vai ajudar pessoalmente a compor uma aliança com outras lideranças em torno da candidatura do PSB em Iguatu, e deve procurar, nos próximos dias, o prefeito Ednaldo Lavor (PSD) para conversar.
Cid reconheceu que a candidatura do filho do deputado Agenor Neto (MDB), Ilo Neto (PT) tem muita força no município, sobretudo após declarações públicas de apoio do governador Elmano de Freitas (PT) e do Ministro Camilo Santana (PT). Nesta sexta-feira, inclusive, o presidente Lula (PT) esteve em Iguatu para anunciar investimentos no Ceará. A visita foi vista como estratégica para Ilo Neto, que tem o apoio do presidente em Iguatu.
Contudo, Cid foi enfático ao lembrar da disputa à prefeitura de Iguatu em 2020, quando o grupo político de Ednaldo Lavor saiu vitorioso, após promover uma frente ampla de lideranças em oposição ao deputado Agenor Neto. O senador acredita que se a aliança se repetir terá êxito mais uma vez.