A plataforma de streaming de áudio Spotify anunciou nesta terça-feira (26) a chegada de um novo recurso. A partir de agora, os usuários poderão contar com uma aba de mensagens diretas no aplicativo.
A nova funcionalidade, chamada de “Messages”, permite que os assinantes do serviço compartilhem músicas, podcasts e outros conteúdos em áudio que mais gostarem com seus amigos. Segundo a empresa, esse recurso vinha sendo solicitado pelos consumidores há bastante tempo.
O Messages vai funcionar de forma semelhante às mensagens diretas do Instagram e do X, em que o usuário estabelece um bate-papo com outro perfil e compartilha mensagens e links. O objetivo do Spotify é aumentar o tempo médio de sessão dos usuários e facilitar a divulgação direta de novos conteúdos.
Leia mais:
Como acessar o chat do Spotify?

De acordo com o serviço de streaming, o recurso pode ser utilizado a partir do botão “Compartilhar”, disponível em músicas, podcasts e audiolivros.
Quando alguém envia uma sugestão para outro usuário, o destinatário pode responder com emojis ou mensagens escritas. Na primeira interação, no entanto, é necessário aceitar o pedido de conversa para que o contato seja estabelecido.
A partir dessa aprovação inicial, o bate-papo entre os dois passa a funcionar de forma contínua, mas ainda não existe a opção de criar grupos com vários participantes.
O Spotify informou, ainda, que a ferramenta Messages será implementada de forma gradual para todos os usuários, começando ainda nesta semana em alguns países selecionados. No entanto, ainda não se sabe se o Brasil está incluído nesse grupo.
Consumidores a partir de 16 anos poderão ter acesso ao chat de mensagens do Spotify, que estará disponível para todos os planos de assinatura, inclusive o gratuito.
Oportunidade para criadores independentes
A chegada do chat privado no Spotify abre espaço para que bandas independentes e criadores de conteúdo divulguem seus trabalhos com mais facilidade. Embora o algoritmo da plataforma seja democrático, a recomendação direta entre amigos costuma ter um peso maior quando alguém decide ouvir uma música ou podcast.