O deputado federal André Fernandes (PL) anunciou, nesta quarta-feira (12), que acionará o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Polícia Federal (PF) para investigar supostos desvios de recursos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Iguatu, no valor de R$ 180 mil.
A diretora da APAE, Iêda Couras, usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Iguatu para esclarecer dúvidas sobre o motivo do não repasse da verba à entidade. No ano passado, Fernandes destinou emendas parlamentares para todas as APAEs do Ceará, incluindo a unidade do município.
A repercussão do caso levou o prefeito Roberto Filho a exonerar Maria Suerda Alves Bandeira, então diretora do Departamento de Administração, Finanças e Planejamento da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania (SAS).
Nos próximos dias, o TCU deve iniciar uma investigação para rastrear o destino dos recursos e identificar possíveis responsáveis pelo suposto desvio. A apuração promete movimentar o cenário político local e esclarecer eventuais irregularidades na gestão dos recursos públicos destinados à APAE.