As eleições para a escolha dos novos conselheiros tutelares serão neste domingo (1) em todo o Brasil. Em Iguatu, 13 candidatos disputam as 5 vagas. A fiscalização do pleito será por conta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iguatu (CMDCA).
No Ceará, 970 conselheiros serão eleitos para um mandato de quatro anos de duração. Os eleitos de cada município serão submetidos a um curso preparatório a ser ministrado por cada prefeitura.
Os membros eleitos para ocupar a posição de conselheiros tutelares atuarão em uma modalidade de trabalho que requer sua total dedicação, sendo obrigados a cumprir uma jornada laboral de oito horas por dia. A cerimônia de posse está programada para o mês de janeiro no ano de 2024.
Local de votação para Conselho Tutelar em Iguatu
A Prefeitura Municipal de Iguatu (PMI) disponibilizou os locais de votação, e também deve fornecer rotas para levar eleitores até os seus respectivos locais. Confira:
Quem são os candidatos a conselheiro tutelar em Iguatu?
Em Iguatu, 13 candidatos disputam as 5 vagas destinadas para o conselho tutelar. Confira:
O preenchimento das 5 vagas será de acordo com o número de votos recebidos, ou seja, serão eleitos os cinco com maior número de votos.
Quanto ganha um conselheiro tutelar em Iguatu?
De acordo com o edital publicado pelo CMDCA, o cargo de conselheiro tutelar em Iguatu tem salário fixo de 2.461,97, além de carga horário semanal de 40h, ou seja, 8h por dia.
O que faz um conselheiro tutelar?
As atribuições do cargo de membro do Conselho Tutelar são as constantes na Lei Federal n. 8.069/1990
(Estatuto da Criança e do Adolescente), na Resolução n. 231/2022 do Conanda e na Lei Municipal nº 2662/2019