Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza neste domingo (27) no segundo turno e comandará a cidade pelos próximos quatro anos.
Seu principal adversário era André Fernandes (PL). Com 100,0% das urnas apuradas, Evandro Leitão tinha 50,38% dos votos, contra 49,62% de André.
O petista tinha o apoio do Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), do Governador do Estado, Elmano de Freitas (PT) e do Presidente Lula (PT).
✅ Siga o canal do Ângulo no WhatsApp.
Evandro Leitão tem 57 anos, é servidor público, ocupando o cargo de auditor adjunto na Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). Ele é graduado em Econômia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Além disso, possui uma pós-graduação em Gestão Pública pela Secretaria da Administração do Ceará e em Marketing pela Bolsa de Valores Regional.
Devido à sua formação em economia, Leitão começou a exercer funções de liderança no Ceará Sporting Club, um dos clubes mais importantes do Nordeste. Em março de 2008, assumiu a presidência da equipe, sendo reeleito e permanecendo no cargo até 2015. Sob sua gestão no Alvinegro, ele conseguiu conquistar uma Copa do Nordeste, quatro títulos do Campeonato Cearense, um acesso à Série A do Campeonato Brasileiro e uma classificação histórica para a Copa Sul-Americana.
Na sua trajetória como gestor, Evandro Leitão não apenas ocupou a Presidência do Ceará Sporting Club, mas também assumiu a função de Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará entre 2011 e 2013, durante o segundo mandato do ex-governador Cid Ferreira Gomes.
Em 2014, Evandro foi eleito deputado estadual pela primeira vez, recebendo 70.228 votos e posicionando-se como o 12º candidato mais votado entre os 46 eleitos. Durante o período de 2015 a 2018, destacou-se na política do Ceará atuando como líder do Governo Camilo Santana na Assembleia Legislativa.
Atualmente, ele exerce o cargo de deputado estadual e é o presidente da Assembleia Legislativa.