A Prefeitura de Iguatu assinou na última terça-feira (30) um convênio de cooperação entre os municípios da região centro-sul para colocar um fim no problema de descarte de lixo no município.
O Convenio foi firmado com o Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Alto do Jaguaribe (CORRAJ) que está a frente do projeto de construção do aterro sanitário que deve beneficiar os 10 municípios da macrorregião.
A novidade foi anunciada pelo prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PSD), em suas redes sociais. “É motivo de alegria saber que ações como essa não só contribuirão para o desenvolvimento de Iguatu, mas, acima de tudo, melhorarão significativamente a vida da nossa comunidade, que há tanto tempo sofre com esse problema.” disse o gestor.
Há pelo menos 50 anos Iguatu convive com um cartão postal negativo na entrada da cidade: um lixão gigantesco que, além de prejudicar a saúde dos iguatuenses, prejudica a imagem da cidade para quem visita.
A história de resolução do problema vem perdurando desde a primeira gestão do ex-prefeito Agenor Neto (MDB), há 20 anos. Naquela ocasião falava-se que os recursos necessários para a construção do complexo estavam garantidos, porém, o projeto nunca saiu do papel efetivamente.
Foi então que, nos últimos anos, o CORRAJ surgiu como forma de reunir os prefeitos das principais cidades do bloco em uma ação conjunta para resolver o problema. Desde então, o consórcio vem se articulando na busca por recursos.