A cidade de Iguatu ficou na última posição na região Centro-Sul do Ceará na avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). A avaliação é uma das principais ferramentas de análise da qualidade de aprendizagem educacional no Ceará. Os dados, divulgados pela Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), são referentes ao desempenho dos alunos do segundo ano do ensino fundamental.
No âmbito da CREDE 16, da qual Iguatu faz parte, o município obteve a pior colocação, somando apenas 174,9 pontos. Em comparação, outros municípios com menor orçamento para a educação, como Cariús, conseguiram uma pontuação significativamente superior, com 229,8 pontos. Orós destacou-se como a cidade com melhor desempenho, somando 239,6 pontos. Jucás e Catarina também se saíram bem, com 213 e 212,1 pontos respectivamente, seguidos por Quixelô, que acumulou 203,1 pontos, deixando Iguatu na última posição e na categoria “desejável”.
Apesar de ter apresentado uma leve melhora em comparação a 2022, quando a cidade teve uma performance ainda mais baixa, Iguatu continua distante do ideal e enfrenta desafios consideráveis para melhorar a qualidade da educação.