O presidente Lula esteve na manhã desta sexta-feira (05) em Iguatu, no Ceará, para assinar a ordem de serviço para inicio das obras do Ramal do Salgado. O Governo Federal vai investir mais de R$ 600 milhões.
O Ramal do Salgado será uma importante obra hídrica para a região metropolitana de Fortaleza, prioritariamente abastecida por águas provenientes do açude Castanhão, o maior reservatório do Estado. O trecho do canal vai conectar as águas da Transposição do Rio São Francisco e encurtar a chegada das águas do São Francisco ao Castanhão.
De acordo com o governador Elmano de Freitas (PT) o Ramal do Salgado terá extensão de 150 km e deve receber as águas do velho chico, auxiliando na segurança hídrica do Castanhão. Estima-se que com o novo canal abastecendo o açude o volume de águas disponíveis para a região de Fortaleza duplique.
Nesta ocasião, Lula aproveitou para visitar as obras da ferrovia Transnordestina, iniciada em 2006, mas que enfrentou diversos problemas ao longo dos anos. O petista prometeu entregar a obra até o fim do seu mandato, em 2026.
Segundo o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, cerca de 600km da ferrovia já estão concluídos. Em discurso, o ministro se comprometeu a garantir recursos para que a obra seja concluída até o fim de 2026. Em janeiro passado, o Governo Federal autorizou o andamento da construção dos lotes 4 e 5 que liga as cidades de Acopiara e Quixeramobim.
Ainda de acordo com o ministro, até o fim do ano o governo espera dobrar o número de colaboradores trabalhando na obra.
Durante a visita de Lula, o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PSD) pediu ao presidente que a cidade seja contemplado com um porto seco nas margens da ferrovia. De acordo com o chefe do executivo municipal, Iguatu é estratégica para receber o investimento por sua vocação econômica e destaque na região.
Lula prometeu que no próximo ano estará de volta a Iguatu para verificar mais uma vez o andamento das obras, mas que, desta vez, viria no trem da Transnordestina. A cerimônia atraiu mais de 5 mil pessoas no distrito de Suassurana, em Iguatu.