As eleições 2024 chegaram ao fim na região centro-sul do Ceará e as composições partidários tiveram algumas mudanças. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Social Democrático (PSD) foram os grandes vencedores.
Do total de 14 prefeituras na região os dois partidos comandam a maioria delas. Cada um deles conseguiu eleger 4 prefeitos.
O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) somam outras duas, cada. O PT, partido do governador do Ceará, Elmano de Freitas, não conseguiu eleger uma quantidade significativa, embora tenha feito composições com o PSB, por exemplo.
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), embora só tenha conseguido eleger um prefeito na região, o feito é bem notório. O partido de Tasso Jereissati se saiu bem em Iguatu, principal cidade da região, elegendo Roberto Filho.
O grande lanterna das eleições na região centro-sul foi o Republicanos. A agremiação partidária elegeu apenas o prefeito de Baixio, Lucio Barroso.
Em todo o Ceará, o PSB foi o partido que mais conseguiu eleger prefeitos. De acordo com levantamento do jornalista Donizete Arruda, o partido de Cid Gomes foi vitorioso em 65 cidades, enquanto o PT, do governo, deve comandar outras 45 prefeituras.