Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que defende o fim da escala de trabalho 6×1 tem ganhado atenção do brasileiro nos últimos dias.
A proposta apresentada pela deputada federal por São Paulo, Erika Hilton (PSOL-SP) propõe a redução da jornada de trabalho das atuais 44 horas semanais para 36 horas. O projeto visa, principalmente, colocar fim à jornada de trabalho de 6 dias consecutivos para 1 de descanso, o chamado 6×1.
Movimentos sociais, centrais sindicais e população em geral têm pressionado parlamentares da Câmara dos Deputados de todo o Brasil pela assinatura da proposta. Para começar a tramitar na casa legislativa é necessário 171 assinaturas.
O Estado do Ceará é representado por 22 parlamentares. Destes, apenas oito assinaram a PEC até o momento. Alguns deles foram votados em Iguatu nas últimas eleições gerais de 2022.
O Ângulo traz, em primeira mão, a relação dos deputados federais votados em Iguatu ou com alguma relação com políticos da cidade e como eles opinam pela matéria. Veja:
Apoiam a PEC pelo fim da escala 6×1:
- André Figueiredo (PDT);
- Guimarães (PT);
- Célio Studart (PSD);
- Domingos Neto (PSD);
- Idilvan Alencar (PDT).
Ainda não se manifestaram pela aprovação/rejeição:
- Eunício Oliveira (MDB);
- Danilo Forte (União Brasil);
- Matheus Noronha (PL);
- Yury Do Paredão (MDB);
- Dra. Mayra Pinheiro (PL)*
Todos os deputados citados acima têm algum tipo de relação próxima com políticos da região ou tiveram votação expressiva na cidade. Mayra Pinheiro está como deputada federal ocupando a vaga de André Fernandes (PL), que está de licença por conta da disputa pela prefeitura de Fortaleza.