As eleições em Iguatu terminaram no último dia 6 de outubro, mas as negociações para a mesa diretora da Câmara seguem a todo vapor.
Bastou apenas um dia para as especulações sobre quem deve compor a nova configuração da casa legislativa iguatuense começarem a circular na cidade. Desde então ao menos cinco parlamentares têm ganhado força nos bastidores.
O vereador Sávio Sobreira (PSB) é um dos parlamentares que estão cotados para presidir a Câmara Municipal de Iguatu. Sávio inclusive, já atua nos bastidores para conseguir o apoio necessário para ser conduzido à presidência em fevereiro de 2025.
✅ Siga o canal do Ângulo no WhatsApp.
Sobreira teve atuação de destaque na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do empréstimo da CAF, que revelou supostas fraudes em notas fiscais na gestão de obras que utilizam os recursos.
Quem também ganhou força nos últimos dias foi o vereador Dr. Zilfran (AGIR). O advogado foi o mais votado das eleições 2024 em Iguatu.
Ambos os vereadores são aliados do prefeito eleito de Iguatu, Roberto Filho (PSDB). Entretanto, de acordo com assessores próximos à Costa Filho, o próximo chefe do executivo não deve se envolver diretamente nas discussões sobre a mesa diretora da Câmara.
Uma ala do grupo do prefeito Ednaldo Lavor (PSD) também não descarta os nomes dos vereadores eleitos Pablo Neves e Hugo Lavor, ambos do PSD. Embora esse nomes tenham sido ventilados para compor a mesa diretora e não exatamente a presidência.
Vereadores de oposição são incógnita
Os vereadores leitos pela base do deputado Agenor Neto (MDB) são uma incógnita no tabuleiro de negociações na Câmara. Isso porque não se sabe se a composição de cinco membros lançará algum nome para disputar os cargos.
Fontes ouvidas pelo Ângulo dão conta de que existe a possibilidade, apesar de ser remota. Neste caso, o nome mais cotado para liderar a indicação seria do vereador Lindovan Oliveira (MDB).
O fato é que, até meados de janeiro, muita água deve rolar nos corredores da casa legislativa iguatuense e nos principais grupos que ditam o cotidiano político da principal cidade do centro-sul.